CENTRO de DIA (CDia)

A procura pelo bem-estar é um dos objectivos mais desejados da vida humana, tem início no nascimento e culmina na morte. Nos idosos esta qualidade não depende apenas do passado, mesmo que tenha sido óptimo, depende sobretudo, do presente e de um horizonte de futuro, mesmo que limitado. O idoso deve por isso ser encarado como um ser activo, participativo, saudável, uma pessoa com vida, capaz e com vontade de aprender, que quer e procura felicidade.

 

Neste sentido surge o Centro de Dia uma resposta social, que visa a prestação de um conjunto de serviços a idosos em instituição e, por outro lado, ajudam na manutenção dos mesmos no seu meio sócio-familiar e domicilio.

 

Os principais objectivos baseiam-se na prestação de serviços como resposta às necessidades básicas, tais como a alimentação e higiene pessoal, além de atividades de animação sociocultural, apoio na medicação, acompanhamento a consultas médicas, apoio psicossocial e desenvolvimento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento. São inúmeras as vantagens deste tipo de instituição, proporcionam às pessoas a realização de novas amizades, de sonharem juntas em relação ao futuro, de se ajudarem mutuamente em situações do quotidiano. Permitem ainda: A sociabilização, a participação e o conhecimento de direitos e papéis sociais; Proporcionar actividades e através destas ajudar o idoso a vencer as suas dificuldades e saber lidar com as perdas do dia-a-dia; Tentar manter o maior tempo possível a independência do idoso a nível físico, mental e social; Estimular a criatividade e o desenvolvimento sensorial do idoso através de actividades; Restaurar padrões de vida e implementar novas actividades; Avaliar sistematicamente a evolução na adaptação do idoso.

 

O centro de dia funciona na antiga escola da Louvanda, tem capacidade para 17 utentes.

 

Horário de funcionamento:

- De segunda a sexta-feira, entre as 7h00 e as 17h00.

- Encerra nos dias de feriado, dia de Carnaval e dia de Sto António.

 

 

O Centro de Dia assegura, entre outros, os seguintes serviços:

  • a) Alimentação
  • b) Higiene pessoal e cuidados de imagem
  • c) Atividades socioculturais
  • d) Tratamento da roupa
  • e) Apoio psicossocial
  • f) Apoio na gestão e administração do regime terapêutico, de acordo com a prescrição médica
  • g) Articulação com os serviços de saúde, para a prestação de cuidados
  • h) Acompanhamento ao exterior
  • i) Transporte (de e para a instituição)

Candidatura aqui.

Terceira Idade